quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Populações

As populações reúnem os indivíduos de uma mesma espécie que podem interagir entre si em um determinado habitat. Suas fronteiras naturais são determinadas principalmente pela capacidade de dispersão, pelo fluxo de indivíduos, tolerância ecológica e pelas interações com outros indivíduos da mesma população ou mesmo de outras espécies.  Mesmas espécies de populações diferentes não irão interagir, chamamos isso de coesão genética, que distingue populações de outras localidades.  Isto porque cada população possui uma estrutura genética, isto é, os genes responsáveis pelas variações dos diferentes caracteres fenotípicos ocorrem em diferentes frequências. É sobre está variabilidade que a seleção natural irá atuar, fixando na população fenótipos, e com eles seus genótipos correspondentes, cuja expressão resultem em indivíduos mais aptos.
A perda de variabilidade genética, muitas vezes associada à destruição de habitats naturais, resulta da diminuição dos tamanhos populacionais que leva ao aumento das taxas de endogamia (cruzamento entre indivíduos aparentados), deixando as populações mais propensas a extinção. Perda de variabilidade genética é perda de biodiversidade.
Além das diferenças genéticas, os indivíduos que constituem as populações possuem diferentes “propriedades biológicas” que variam com a idade ou estágio de desenvolvimento específicos.  Associadas à idade destes indivíduos há dois importantes parâmetros demográficos: a taxa de sobrevivência e a fecundidade. A taxa de sobrevivência mede a probabilidade de um indivíduo qualquer da população sobreviver de um ano para o outro, enquanto a taxa de fecundidade é o número médio de filhotes gerados por este indivíduo. A variação destes parâmetros com a idade pode ser obtida por meio de cálculos elementares e sintetizados nas Tabelas de Vida e Fecundidade. Estas tabelas descrevem, portanto, as variações da sobrevivência e fecundidade ao longo de toda a vida de um indivíduo representativo da população.

No próximo post falarei mais sobre Tabelas de Vida.

Bom gente, este é o meu resumo de uma matéria muito legal, que vale ser conferida na íntegra no link: www.icb.ufmg.br/big/beds/arquivos/popula.pdf Parabenizo o Prof. José Eugênio Côrtes Figueira do Setor de Ecologia da UFMG pelo conteúdo que contribuiu significativamente para o meu aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário